Pesquisa

Pesq

Líder do Grupo de Pesquisa sobre Controle Social do Gasto Público da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Linhas de pesquisa

  1. Controle socioestatal das finanças públicas e Orçamento Participativo

Estudo do surgimento e da evolução das formas contemporâneas de controle socioestatal das finanças públicas, especialmente o Orçamento Participativo, com a finalidade de compreender seus fundamentos e possibilidades no âmbito das práticas democráticas que incluem os cidadãos comuns, sem mandato eletivo ou função pública, nos processos de decisão e implementação das políticas orçamentárias e financeiras governamentais.

  1. Metodologias e técnicas de planejamento e controle do orçamento público

Estudos sobre as diversas metodologias orçamentárias e técnicas de gestão financeira utilizadas nos processos de planejamento, execução, controle e avaliação orçamentários; análise de experiências, casos e situações, singulares ou compraradas, de reforma e de inovação orçamentária.

  1. Qualidade do gasto público

Estudos para abordar, conceitualmente, a qualidade do gasto público, considerando-se sua característica multidimensional; análise de casos e situações, singulares e comparados, de tendências e experiências qualificadoras das despesas governamentais.

  1. Transparência Fiscal e Orçamentária

Estudo da evolução histórica e conceitual e análise de casos e situações, singulares e comparados, da transparência fiscal e orçamentária, como tendência recente nas práticas governamentais e nas relações do Estado com o mercado (especialmente o financeiro) e com a sociedade.

Projetos de pesquisa

2017 – Atual          Gestão orçamentária e financeira municipal: elementos para uma abordagem econômico-gerencial

2015 – 2016           Densidade macroestratégica das atividades de planejamento municipal por meio do Plano Plurianual (PPA) e em perspectiva comparada (participação como colaborador, projeto coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Roberto Bono Olenscki).

2013 – 2016           Gestão orçamentária inovadora: desafios e perspectivas no Brasil (Livro resultante, no prelo.)

2011 – 2017           Orçamento Participativo sob o Enfoque do Neorepublicanismo e da Public Choice

2010 – 2016           Transparência Orçamentária Municipal Via Internet (TOM Web)

2010 – 2016           Ensino e Pesquisa no Campo de Públicas no Brasil: percurso histórico e perspectivas institucionais e acadêmicas

2008 – 2016           Município e federalismo no Brasil

 

Mantenedor da Biblioteca Virtual sobre Orçamento Participativo.

 

Membro de comitês editorais e parecerista de dezenas de periódicos nacionais e internacionais (Ver a lista no Curriculum Lattes.)

 

Frequente participação em bancas de mestrado e doutorado em universidades públicas (Ver a lista no Curriculum Lattes.)

 

Líder do tema 2. Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos da área de Administração Pública dos Seminários em Administração (SEMEAD) da FEA/USP (2014-atual).

 

Avaliador de trabalhos da  Sessão Temática 4. Planejamento, finanças públicas e orçamento do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) (2015 e 2017).

Líder do Eixo Temático 3. Planejamento Governamental e Finanças Públicas das Jornadas Científicas de Administração Pública (JORNAP) (desde 2018).

Orientação de alunos de graduação com perspectiva de iniciação científica (Diretrizes).

 

Anúncios