Sobre

5a39457f84b60-aula_usp_2_fotos_de_christian_parente_25

VALDEMIR PIRES, economista (CORECON-SP 22.295), professor-doutor e pesquisador do Departamento de Administração Pública da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara SP, desde 2005.

BREVE CURRICULUM: Professor de Finanças Públicas e de Administração Financeira e Orçamentária Pública no Curso de Graduação em Administração Pública da UNESP/FCL-Araraquara; líder do Grupo de Pesquisa sobre Controle Social do Gasto Público (GPCGP) do Departamento de Administração Pública da UNESP/FCL-Araraquara; ex-Chefe do Departamento e ex-Coordenador do Curso de Administração Pública da UNESP/FCL-Araraquara, foi também Coordenador do Curso de Economia da UNIMEP e Secretário de Finanças e Patrimônio do Município de Piracicaba. Autor de diversos livros e artigos em periódicos científicos (três deles premiados) sobre temas de sua área de atuação, sendo também avaliador e membro de conselhos editoriais de dezenas de publicações acadêmico-científicas; membro de comitês científicos de diversos eventos nacionais. Participa de debates acadêmicos e conjunturais sobre temas de sua área de atuação, como conferencista,  palestrante e autor de centenas de artigos de opinião em jornais e revistas. Atua no movimento Campo de Públicas, desde seu início, mantendo rede virtual de apoio às suas ações.

 

Áreas de atuação

  1. Orçamento Público
  2. Gestão Financeira Pública
  3. Finanças Públicas
  4. Federalismo Fiscal
  5. Gestão Tributária
  6. Administração Pública

 

Linhas de pesquisa

  1. Controle socioestatal das finanças públicas e Orçamento Participativo

Estudo do surgimento e da evolução das formas contemporâneas de controle socioestatal das finanças públicas, especialmente o Orçamento Participativo, com a finalidade de compreender seus fundamentos e possibilidades no âmbito das práticas democráticas que incluem os cidadãos comuns, sem mandato eletivo ou função pública, nos processos de decisão e implementação das políticas orçamentárias e financeiras governamentais.

  1. Metodologias e técnicas de planejamento e controle do orçamento público

Estudos sobre as diversas metodologias orçamentárias e técnicas de gestão financeira utilizadas nos processos de planejamento, execução, controle e avaliação orçamentários; análise de experiências, casos e situações, singulares ou compraradas, de reforma e de inovação orçamentária.

  1. Qualidade do gasto público

Estudos para abordar, conceitualmente, a qualidade do gasto público, considerando-se sua característica multidimensional; análise de casos e situações, singulares e comparados, de tendências e experiências qualificadoras das despesas governamentais.

  1. Transparência Fiscal e Orçamentária

Estudo da evolução histórica e conceitual e análise de casos e situações, singulares e comparados, da transparência fiscal e orçamentária, como tendência recente nas práticas governamentais e nas relações do Estado com o mercado (especialmente o financeiro) e com a sociedade.

 

Mais informações:

Curriculum Lattes (CNPq)

Google Acadêmico

ResearchGate

ORCID (em construção)

Linkedin

Link pessoal no Departamento de Administração Pública da UNESP/FCL-Ar

 

Contatos:

E-mails: pires.valdemir@gmail.com   e   vapires@fclar.unesp.br

Skype: valdemir.pires

Telefone móvel: 19 99789-2440

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho”/Faculdade de Ciências e Letras, Câmpus de Araraquara/Departamento de Administração Pública
Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1, Sala 14 – Prédio do Núcleo dos Grupos de Pesquisa

Telefone comercial: Sala de trabalho: (16) 3334-6529 e Secretaria do Departamento de Administração Pública: 16 3434-6248

Anúncios